A chegada do jornal e dos anúncios de remédios 1827

Digitalização de anúncio de elixir, em preto e branco, publicado no Jornal do Commercio em 1875 Dentro de um quadrado há o texto com fontes diferentes "Cura e não recolhe. Cura e tonifica. Cura e não mata. 1:000$000. Quem provar que não é puramente vegetal. O elixir vegetal Rocha. Não tem mercurio nem odiureto. Não tem morphina nem narceina. Cura rheumatismo, influenza, asthama, bronchite, angina, gastrite e anemia".
Digitalização de anúncio de botica publicado no Obsesrvador Constitucional em 1831. Há o texto datilografado "Annuncios. Luiz Maria da Paixão leva ao conhecimento do respeitavel Publico, que tem a berto sua Botica na Rua de S. Becto n. 25 e que aviará com promptidão, esmero possivel as receitas que se lhe enviarem tanto de dia, como atoda e qualquer ora da noite".

Fundação do Jornal do Commercio (1827), um dos mais emblemáticos periódicos da história do Brasil. Suas páginas abrem um novo horizonte aos anúncios de medicamentos, que então começam a ser publicados em larga escala no país. Com o passar do tempo e com o advento de novos periódicos no mercado, profissionais da saúde e supostos curandeiros também anunciam no jornal os seus préstimos, muitas vezes sem qualquer clareza quanto ao tipo de moléstia ou terapia aplicada.

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