A criação da Anvisa 1999

Foto da fachada do prédio da Anvisa, uma construção ampla com estacionamento para carros na entrada e algumas árvores ao redor.
Acervo Linha do Tempo A criação da Anvisa

Durante o governo de Fernando Henrique Cardoso e com José Serra no comando do Ministério da Saúde, a lei nº 9.782 de 26 de janeiro transforma a Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária em um órgão autônomo – está criada, assim, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A autarquia, em atividade até os dias de hoje, passa a atuar em todos os setores que de alguma forma se relacionem à saúde da população brasileira.

Confira também

Uma esperança para a tuberculose
1944

A partir do isolamento da actinomicina, letal para o bacilo da tuberculose, Selman Abraham Waksman (1888-1973), microbiólogo nascido na Ucrânia […]

Uma secretaria de vigilância sanitária
1976

Nasce a Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) para controle e fiscalização da indústria farmacêutica; todos os medicamentos, drogas, insumos […]