Culto tântrico 1101

Montagem com fotos, ilustrações e artes. Da esquerda para a direita e de cima para baixo há as esculturas de uma deusa tântrica e da deidade feminina Dakini, pinturas do monge budista Saicho e dos 24 Tirthankaras e artes com o desenho de um Bhuvaneshwari Yantra, um instrumento sagrado com figuras e símbolos geométricos, e a ilustração de uma pessoa em posição de lótus com os 7 chacras desenhados.

Por muitos séculos, a Medicina e a Farmácia indianas continuaram a ser guiadas pelos conhecimentos de Charaka e Sushruta e pelas contribuições, sobretudo relacionadas à alquimia, introduzidas por Patanjali e Nagarjuna. Com o tempo, no entanto, essa alquimia hindu passou a ser acompanhada do culto de tantras. Estes eram um sistema de ioga a um só tempo religioso e científico. Religioso porque estava relacionado à adoração de divindades e ao atingimento da libertação da alma. Científico porque tal sistema absorveu gradativamente conhecimentos da alquimia hindu. Assim, o tratamento de doenças não se resumia ao uso de fármacos, mas também a atividades tântricas como encantos, mantras, uso de amuletos, feitiçaria etc. Em todo o caso, muitos historiadores reconhecem que a literatura produzida pelos adeptos desse sistema estava repleta de preciosos conhecimentos em Química, que mais tarde seriam incorporados à Farmácia indiana.

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