Diazepam 1963

Digitalização de uma página publicitária com um anúncio do medicamento Valium. Há a foto, em preto e branco, de um homem sentado e encostado em uma cadeira, usando terno e gravata, óculos, mãos apoiadas e expressão de tristeza.
Digitalização de uma página publicitária com um anúncio do medicamento Valium. Há uma montagem de fotos sobrepostas, em preto e branco, de um rosto que oscila entre expressão de raiva e neutralidade.
Digitalização de uma página publicitária com um anúncio do medicamento Valium com a ilustração do rosto de uma mulher maquiada e sorrindo, olhando para cima. Sobre a arte, o texto, em inglês, Sweet, refreshing Valium, when denial is the best alternative.

Pertencente à família das benzodiapinas, é usado principalmente no tratamento de transtornos relacionados à ansiedade. Durante os anos 1960 e 1970, foi o fármaco mais vendido do mundo. Seu mecanismo de funcionamento consiste em acentuar a ação de um neurotransmissor inibitório, o ácido gama-aminobutírico, gerando um efeito calmante sobre os mais ansiosos e ajudando a restabelecer a qualidade do sono. Por isso, a partir do diazepam foram desenvolvidos soníferos com tempo de ação bastante curto, capazes de induzir o sono, mas sem gerar entorpecimento no dia seguinte. Um dos efeitos colaterais das benzodiapinas é que seu uso repetido pode causar dependência e, caso deixem de ser ministradas, a ansiedade e a insônia tendem a voltar com maior intensidade.

Confira também

A revolução de Paracelso
1493

Médico e cientista suíço, entrou para a história da Farmácia por ter revolucionado a maneira como se entende a relação […]

Paulo de Égina
601

Autor de importante compêndio médico-farmacêutico, que incluía escritos de nomes como Galeno e Dioscórides, deixou como legado um panorama completo […]