Hua Tuo 208

Desenho em preto e branco do médico Hua Tuo. Ele usa quimono e adereço na cabeça e segura uma bandeja com a mão direita.
Desenho chinês colorido com homens próximos de uma mesa. Nela, há uma espécie de tabuleiro. Um deles manuseia uma peça sobre ele.

Embora as cirurgias não tenham sido muito estudadas ao longo da história da China Antiga (pois os médicos preferiam enaltecer a importância da Medicina preventiva), Hua Tuo destaca-se como o mais renomado cirurgião da história chinesa. Seu sucesso deve-se sobretudo ao fato de ele ter criado poderosas anestesias, que faziam os pacientes ficar inconscientes, o que lhe permitia executar as intervenções. Uma dessas substâncias era chamada “Mafei San”, que significa “anestesia fervida”. Outro preparado famoso era feito à base de cânhamo e vinho. O talento de Hua Tuo, de certa forma, também foi responsável por sua morte. Acredita-se que ele tenha sido condenado à pena capital por ter conspirado contra um poderoso rei. Hua Tuo era médico desse monarca e, para curá-lo, havia recomendado uma cirurgia. Mas o governante achou que seus inimigos haviam subornado o cirurgião para que este o matasse.

Confira também

Salvarsan
1910

Em 1905, Paul Ehrlich demonstrou que um composto de arsênio orgânico poderia destruir os tripanossomos que causavam a “doença do […]

O Instituto Bacteriológico
1892

A necessidade de criar soros e vacinas contra epidemias que atacam os principais centros urbanos do país faz surgirem instituições […]