Huangdi -2697

Pintura colorida de Huangdi, conhecido como o Imperador Amarelo, na China Antiga. Ele está sentado em uma cadeira e há alguns homens ao seu redor.
Acervo Linha do Tempo Huangdi

Terceiro soberano da China Antiga, Huangdi ficou conhecido como o Imperador Amarelo, pois era representado pela terra. A ele se atribui a invenção da acupuntura e de técnicas de diagnóstico como a medição do pulso. Acreditava-se ainda que ele seria o autor de Huangdi neijing, obra que por mais de dois milênios foi a mais importante fonte chinesa sobre saúde. No entanto, é mais provável que tal livro tenha sido escrito apenas no século 3 a.C. Segundo a lenda, a Huangdi teriam sido reveladas receitas especiais de vários fármacos. Além disso, a ele se atribui um dos princípios norteadores da Medicina chinesa: a ênfase em tratamentos preventivos. O imperador ainda aprimorou a teoria do yin e yang, indicando que os problemas de saúde seriam resultado do desequilíbrio entre esses dois elementos.

Confira também

Cristoph Jacob Trew
1695

Médico de Nuremberg, Trew foi o articulador de um grupo de artistas e estudiosos que o ajudaram a construir uma […]

Alcaloides
1818

O termo alcaloide foi usado pela primeira vez em 1818; a palavra vem de “álcali”, substância com características básicas. Sua […]