Huangdi -2697

Pintura colorida de Huangdi, conhecido como o Imperador Amarelo, na China Antiga. Ele está sentado em uma cadeira e há alguns homens ao seu redor.
Acervo Linha do Tempo Huangdi

Terceiro soberano da China Antiga, Huangdi ficou conhecido como o Imperador Amarelo, pois era representado pela terra. A ele se atribui a invenção da acupuntura e de técnicas de diagnóstico como a medição do pulso. Acreditava-se ainda que ele seria o autor de Huangdi neijing, obra que por mais de dois milênios foi a mais importante fonte chinesa sobre saúde. No entanto, é mais provável que tal livro tenha sido escrito apenas no século 3 a.C. Segundo a lenda, a Huangdi teriam sido reveladas receitas especiais de vários fármacos. Além disso, a ele se atribui um dos princípios norteadores da Medicina chinesa: a ênfase em tratamentos preventivos. O imperador ainda aprimorou a teoria do yin e yang, indicando que os problemas de saúde seriam resultado do desequilíbrio entre esses dois elementos.

Confira também

Li Shin Chen
1518

Respeitável farmacologista do tempo da dinastia Ming, por 30 anos consultou centenas de textos clássicos sobre fórmulas de fármacos e […]

A primeira de muitas mudanças curriculares
1901

Uma reforma no ensino superior elaborada pelo governo federal reduz de três para dois anos a duração dos cursos de […]