Aiurveda -3000

Pintura colorida representando os rishis, cientistas da Índia Antiga. Na parte de cima da imagem, há diversos homens com coques nos cabelos sentados próximos de um homem de cabelos brancos. Na parte debaixo, eles fazem curativos em um homem deitado.

Palavra que significa “ciência da vida”, aiurveda é a primeira e mais fundamental fonte da Medicina e Farmácia indianas. O termo e outras palavras dele derivadas também são usados para designar o próprio sistema tradicional indiano de práticas terapêuticas. Seu aparecimento confunde-se com o surgimento da civilização indiana. O sistema aiurvédico originou-se, segundo a mitologia, com Brahma, o criador do universo (e primeiro deus do hinduísmo, seguido de Vishnu e Shiva). Brahma, assim, foi o “primeiro professor do universo” e, por isso mesmo, o grande conhecedor das artes da cura. Outras figuras mitológicas associadas à cura são Ashvini Kumars (médico divino e conhecedor dos remédios terrestres, aéreos e celestiais) e Indra (o chefe dos deuses e possuidor de poderes de cura).

Confira também

O país tem um código farmacêutico
1926

Publicação oficial da Farmacopeia dos Estados Unidos do Brasil, o código farmacêutico brasileiro, de autoria de Rodolpho Albino Dias da […]

O fantasma das epidemias
1850

No fim de 1849, o vapor norte-americano Navarro, ao atracar no porto do Rio de Janeiro, traz consigo a febre […]