Galeno 150

Pintura do século 12 com os médicos e filósofos romanos Galeno e Hipócrates. Eles têm barbas e cabelos brancos e compridos, usam túnicas e gesticulam.
Acervo Linha do Tempo Galeno

Médico e farmacêutico mais importante da Roma Antiga, criou um sistema terapêutico que regeu a Medicina ocidental por cerca de 1.500 anos. Inspirando-se na escola hipocrática (“teoria dos quatro humores”), Galeno atribuiu características específicas a cada um desses líquidos: o sangue seria quente e úmido; a fleuma, fria e úmida; a bile amarela, quente e seca; e a preta, fria e seca. Como as doenças seriam causadas pelo desequilíbrio entre esses fluidos, os remédios deveriam agir para restabelecer seu balanceamento. Por exemplo, se o problema fosse excesso de calor e secura, a droga a ser ministrada deveria ter as características da umidade e da frieza. Esse modelo só foi descartado no século 16, por Paracelso, que propôs uma nova teoria para a escolha e o preparo de remédios.

Confira também

Os genéricos vêm para ficar
1999

Entra em vigor mais uma medida que perdura até a atualidade e que visa ampliar o acesso da população a […]

Uma associação para os farmacêuticos
1916

Criação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF). Entre os principais objetivos estão incentivar as pesquisas na área, congregar a classe […]