Nuovo Receptario, primeira farmacopeia da Europa 1498

Capa da edição de 1597 do livro Nuovo Receptario com o desenho de diversas estátuas na frente de uma construção da época. Há uma mulher com uma criança no colo e dois homens ao redor dela. Em cima e embaixo, há diversos anjinhos fazendo atividades diversas.
Digitalização de páginas da edição de 1597 do livro Nuovo Receptario, com a ilustração de uma espécie de forno. Há os textos em italiano: “Del modo di stillare l’acque. Per Stufa fecca”.
Acervo Linha do Tempo Nuovo Receptario, primeira farmacopeia da Europa

A primeira farmacopeia da Europa foi publicada pela corporação dos farmacêuticos e médicos de Florença no fim do século 15 e uniformizou as especificações farmacêuticas das receitas das drogas mais usadas. Sua diferença em relação às compilações anteriores é que ela não era meramente consultiva, pois deveria ser seguida por todos os farmacêuticos da cidade e arredores. A necessidade dessa padronização, conforme explica o prefácio de Nuovo receptario, devia-se ao fato de que, diante de tantas fórmulas possíveis, os farmacêuticos florentinos estavam cometendo vários erros. Nas décadas seguintes, outras cidades italianas adotaram suas farmacopeias oficiais, o que também ocorreria em outros estados europeus.

Confira também

Hua Tuo
208

Embora as cirurgias não tenham sido muito estudadas ao longo da história da China Antiga (pois os médicos preferiam enaltecer […]

Salvarsan
1910

Em 1905, Paul Ehrlich demonstrou que um composto de arsênio orgânico poderia destruir os tripanossomos que causavam a “doença do […]