Nuovo Receptario, primeira farmacopeia da Europa 1498

Capa da edição de 1597 do livro Nuovo Receptario com o desenho de diversas estátuas na frente de uma construção da época. Há uma mulher com uma criança no colo e dois homens ao redor dela. Em cima e embaixo, há diversos anjinhos fazendo atividades diversas.
Digitalização de páginas da edição de 1597 do livro Nuovo Receptario, com a ilustração de uma espécie de forno. Há os textos em italiano: “Del modo di stillare l’acque. Per Stufa fecca”.
Acervo Linha do Tempo Nuovo Receptario, primeira farmacopeia da Europa

A primeira farmacopeia da Europa foi publicada pela corporação dos farmacêuticos e médicos de Florença no fim do século 15 e uniformizou as especificações farmacêuticas das receitas das drogas mais usadas. Sua diferença em relação às compilações anteriores é que ela não era meramente consultiva, pois deveria ser seguida por todos os farmacêuticos da cidade e arredores. A necessidade dessa padronização, conforme explica o prefácio de Nuovo receptario, devia-se ao fato de que, diante de tantas fórmulas possíveis, os farmacêuticos florentinos estavam cometendo vários erros. Nas décadas seguintes, outras cidades italianas adotaram suas farmacopeias oficiais, o que também ocorreria em outros estados europeus.

Confira também

Antidepressivos
1950

Desde a Grécia clássica era sabido que emoções e distúrbios relacionados a elas provinham do cérebro. Mas foi somente a […]

Preços abusivos e incentivo à química nacional
1963

Após uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) detectar, entre outros pontos problemáticos, preços abusivos de importação de insumos farmacêuticos pelas […]