Os laboratórios brasileiros em crise 1940

Digitalização de um anúncio da década de 1940 do medicamento Melhoral. No centro do anúncio, há uma foto de um aperto de mãos masculinas, com mangas de terno e camisa. Na parte superior, o texto "Cordiais Saudações, seu amigo, Melhoral".
Digitalização de um anúncio da revista Seleções do Reader's Digest de 1950 do medicamento Cafiaspirina, da Bayer. Em destaque, há uma ilustração de um gato branco, com laço vermelho ao redor do pescoço, bebendo leite de um prato raso, compartilhado com um passarinho, que pousa na borda do prato. Na parte superior esquerda, com grafismos estilizados ao redor, a palavra "confiança". No rodapé, em destaque, o texto "Cafiaspirina, o remédio de confiança".
Acervo Linha do Tempo Os laboratórios brasileiros em crise

O cenário é bom para os laboratórios nacionais até a década de 1940, mas as dificuldades de importação de matérias-primas acarretadas pela Segunda Guerra Mundial, somadas à rápida evolução dos laboratórios norte-americanos e europeus (graças, principalmente, à produção dos antibióticos e de produtos baseados em sínteses químicas) e ao investimento muito lento da indústria farmacêutica brasileira na pesquisa de novos medicamentos, levam a uma crise nos laboratórios nacionais, e muitos passam a ser comprados pelos estrangeiros.

Confira também

Vacinas
1798

A industrialização e o intenso processo de adensamento populacional geraram, ao menos inicialmente, uma série de problemas de saúde na […]

A vez de São Paulo no ensino de Farmácia
1898

No dia 12 de outubro é criada a Escola de Pharmacia de São Paulo. A instituição encerra suas atividades em […]