Sobre as patentes na indústria de fármacos 1969

Foto de frascos de remédios nas cores laranja e branco, alguns abertos, com comprimidos, brancos e coloridos, espalhados numa mesa branca.
Acervo Linha do Tempo Sobre as patentes na indústria de fármacos

O decreto-lei nº 1.005, de 21 de outubro, revoga as patentes de processos na indústria farmacêutica, abrindo caminho para a fabricação de medicamentos similares (e para uma concorrência por custos mais baixos de produção e de venda para o consumidor). Dois anos depois, a lei nº 5.772, de 21 de dezembro de 1971, institui o Código da Propriedade Industrial, derruba os privilégios sobre patentes e estabelece que qualquer substância ativa descoberta pode ser copiada, por similaridade.

Confira também

Sobre a prática e os diplomas
1875

Durante uma conferência, o farmacêutico Manoel Hilário Pires Ferrão defende uma distinção mais clara entre o boticário e o farmacêutico. […]

Wolfgang Caspar Fikentscher
1792

Fikentscher foi um dos primeiros farmacêuticos a se envolverem com a produção de insumos químicos. No fim do século 18, […]