Uma das primeiras yao-kiu (botica) chinesas foi aberta em 1076. Nela se fazia a fabricação oficial de pílulas, pós e unguentos, com o objetivo de evitar falsificações. É provável, no entanto, que antes disso os árabes já tivessem introduzido em território chinês estabelecimentos do tipo. O intercâmbio cultural entre esses povos, aliás, gerou influências farmacêuticas recíprocas. Nessa mesma época, sob o governo da dinastia Song, foi estabelecido na China um Ministério da Saúde, cujas publicações oficiais sistematizavam e classificavam os remédios em categorias como “pílulas”, “substâncias em pó” etc. A venda de drogas por ambulantes foi proibida. Havia quase 1.800 remédios cadastrados, muitos dos quais foram usados na Europa.
Versão grega do deus egípcio Imhotep. Embora os gregos sejam reconhecidos pela racionalidade com que tentavam compreender o mundo, sua […]
Apesar do declínio das cidades italianas, Veneza continuou a ter prestígio em relação à qualidade de alguns produtos. Entre eles, […]