Eugenol

Foto em close da planta caneleira verdadeira
Foto em close de uma porção de canela em pau sobre uma superfície branca
Ilustração botânica da planta cravo da Índia
Foto em close de ramos de cravo da Índia
Representação da molécula de eugenol

Nome da molécula: eugenol

Classificação química: fenilpropanoide do grupo dos óleos essenciais

Onde a molécula é encontrada: botão floral inteiro do cravo-da-índia (Syzygium aromaticum), folhas de canela (Cinnamomum verum), folhas de louro (Laurus nobilis).

Origem: Indonésia (cravo-da-índia), Sri Lanka (canela), regiões áridas do Mediterrâneo (loureiro).

Aplicação terapêutica: antisséptico tópico, uso odontológico (controle de dor de dente e cimento provisório para restaurações dentárias).

Breve histórico do uso da molécula: no ano de 1900, iniciou-se a produção de uma pasta composta por eugenol usada para aliviar a dor de dente causada após extrações dentárias (alveolite). Antes disso, o cravo-da-índia já era consumido como especiaria e conservante. Foi isolado pela primeira vez em 1929, passando a ser produzido em larga escala para usos diversos. Também é ingrediente de cosméticos e perfumes – pela fragrância do óleo do cravo-da-índia – e usado na indústria de alimentos.

Confira também

Vimblastina

Nome da molécula: vimblastina Classificação química: alcaloide Onde a molécula é encontrada: espécies conhecidas como boa noite e maria-sem-vergonha (Catharanthus […]

Apigenina

Nome da molécula: apigenina Classificação química: flavonoide Onde a molécula é encontrada: flores de camomila, cujas principais espécies são Matricaria […]