Logo MUFA

Penicilina

Foto da imagem de microscópio de fungos do gênero Penicillium Foto da imagem de microscópio da cultura em laboratório do fungo Penicillium chrysogenum Representação da molécula de penicilina

Nome da molécula: penicilina

Classificação química: antibiótico beta-lactâmico

Onde a molécula é encontrada: fungos do gênero Penicillium.

Origem: solo de regiões de clima frio ou ameno.

Aplicação terapêutica: tratamento de infecções causadas por bactérias, como doenças do trato respiratório (por exemplo, pneumonia), meningite, inflamação do endocárdio (membrana que reveste o coração), otite, sífilis, gonorreia, escarlatina e infecções de pele.

Breve histórico do uso da molécula: o primeiro uso da penicilina se deu durante a Segunda Guerra Mundial, quando teve importante papel no tratamento de feridas infeccionadas dos combatentes aliados. Alguns anos antes, em 1928, ocorreu a incrível história a partir da qual o fármaco pôde ser desenvolvido. O bacteriologista Alex Fleming vinha realizando pesquisas sobre estafilococos e, no verão daquele ano, resolveu sair de férias. Ao trancar o laboratório, no entanto, esqueceu sobre sua bancada algumas placas com culturas da bactéria – em vez de as colocar na geladeira ou as descartar. Quando voltou ao trabalho, percebeu que não apenas algumas placas estavam contaminadas com mofo (o que já seria de se esperar), mas também que, em uma delas, havia um halo transparente ao redor do bolor. Fleming decidiu pesquisar o assunto, descobrindo que o fungo pertencia ao gênero Penicillium e que este produzia uma substância bactericida. Ela foi então batizada de “penicilina”. No entanto, Fleming não se preocupou em utilizá-la para fins terapêuticos (apenas a usou para selecionar bactérias que fossem resistentes a sua ação). Cerca de dez anos depois, pesquisadores retomaram os estudos de Fleming, obtendo êxito não apenas quanto aos resultados terapêuticos gerados pela substância, mas também conseguindo produzir penicilina em escala industrial – o que se tornou um dos fatores que contribuíram para a vitória dos Aliados na Segunda Guerra. Logo em seguida, nos Estados Unidos, a produção da droga por grandes laboratórios faria o novo fármaco mais acessível. Começava, assim, a “era dos antibióticos”. A penicilina, na verdade, é um grupo que compreende várias substâncias antibióticas, todas elas derivadas da primeira penicilina usada terapeuticamente.

Voltar ao topo
© 2024 RD Saúde – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Plank