Chegam as multinacionais 1919

Digitalização de um anúncio que destaca a presença da Rhodia no Brasil desde os anos 1920. Logo abaixo da logo da empresa, há o texto "Produtos químicos Industriais - Especialidades Farmacêuticas. produtos Fotográficos - Hipossulfito de sódio fotográfico - Sulfito de sódio fotográfico. Agências São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife. Companhia Química Rhodia Brasileira. Avenida Antonio Cardoso, 319. Santo André, SP".
Digitalização de um anúncio do Mitigal da Bayer com uma ilustração de um homem com terno, gravata e chapéu se coçando em uma praça pública. As pessoas olham desconfiadas e há um policial tentando ajudar. Abaixo da ilustração, há o texto "Mitigal extingue promptamente as coceiras". Logo acima da palavra Mitigal, no canto esquerdo, está a logo da Bayer.

Os laboratórios multinacionais começam a se instalar progressivamente no país. A francesa Societé Chimique des Usines du Rhône cria a Companhia Chimica Rhodia Brasileira em 1919; a Sydney Ross vem em 1920; dois anos depois, em 1922, é a vez do inglês Beecham; e 1923 traz as alemãs Merck e Schering. A alemã Bayer veio mais cedo – tem representação no Brasil desde 1896.

Confira também

Avicena
980

Filósofo, jurista, professor, diplomata e médico, é um dos nomes mais importantes de seu tempo. Autor de Cânone da Medicina, […]

Cirurgiões-barbeiros
1215

Durante os séculos 12 e 13, período em que a Medicina ainda tinha forte influência dos monges, regulamentos da Igreja […]