Apigenina

Foto de um arbusto florido de camomila-romana
Foto de uma porção de flores de camomila desidratada
Foto de flores de camomila em um campo
Representação da molécula de apigenina
Acervo Moléculas da Natureza Apigenina

Nome da molécula: apigenina

Classificação química: flavonoide

Onde a molécula é encontrada: flores de camomila, cujas principais espécies são Matricaria recutita e Chamaemelum nobile (camomila romana), e, em menores concentrações, no salsão, na salsinha e na toranja (grapefruit).

Origem: sul e leste da Europa, Norte da África e oeste da Ásia (camomila).

Aplicação terapêutica: extratos, óleos e chás de camomila têm propriedades anti-inflamatórias, digestivas e de alívio de espasmos, tidas como calmantes e, por isso, são usados como medicação para ajudar a dormir, analgésico leve e sedativo. A apigenina também é ingrediente de medicamentos fitoterápicos indicados para a cicatrização de feridas na boca e de suplementos alimentares.

Breve histórico do uso da molécula: durante a Antiguidade, egípcios, gregos e romanos já utilizavam a camomila como erva medicinal. Mais recentemente, descobriu-se que a apigenina corresponde a quase 70% do total de flavonoides presentes nas flores de camomila. Por causa do efeito calmante da molécula, estuda-se seu uso em terapias de longo prazo para tratamento de ansiedade. Sua ação sedativa é um décimo da gerada por medicações tradicionais (como medicamentos à base de diazepam); o efeito benéfico desse menor poder sedativo é que a apigenina não provoca depressão do sistema nervoso central. Por sua ação anti-inflamatória, é ingrediente de fitoterápicos indicados para cicatrização de feridas na boca.

Confira também

Cloranfenicol

Nome da molécula: cloranfenicol Classificação química: antibiótico Onde a molécula é encontrada: bactéria Streptomyces venezuelae. Aplicação terapêutica: tratamento de cólera, […]

Rutina

Nome da molécula: rutina Classificação química: flavonoide Onde a molécula é encontrada: as principais fontes são a acácia-do-Japão, também conhecida […]